
Alunos espalham práticas de sustentabilidade na comunidade escolar
Quando o assunto é reciclagem, não basta apenas disponibilizar o espaço correto para o descarte: é preciso garantir que o uso seja feito da forma certa. Pensando nisso, a Coordenação de Sustentabilidade criou o projeto “Agentes Lixo Zero” – alunos do EFAI e EFAF (do 4º ao 8º ano) que atuam como verdadeiros fiscais ambientais. O objetivo é disseminar as práticas da Economia Circular em nossa comunidade escolar. Os grupos se reúnem uma vez por semana nas unidades Ser! Campolim, Ser! Boa Vista e Ser! Criança, para:
- verificar os materiais depositados nos coletores;
- transformar os achados em dados concretos;
- pensar em estratégias de engajamento;
- estimular o descarte correto em toda a comunidade escolar.

Segundo a Embrapa, o Brasil produz cerca de 90 milhões de toneladas de lixo por ano e recicla apenas 7,5% dos resíduos.
Desde o início deste ano, foram instalados em nossas três unidades coletores específicos para resíduos orgânicos, recicláveis e rejeitos, espalhados nas salas de aula, pátios e áreas comuns; a Máquina Coletadora nas unidades Ser! Campolim e Ser! Boa Vista, além de parceria para a compostagem de parte dos resíduos orgânicos. Desde então, conseguimos destinar mais de 85 mil ítens de materiais à indústria de reciclagem e cerca de 4 toneladas de resíduos orgânicos destinados à compostagem.
Para Fernanda Torres, coordenadora de sustentabilidade, os alunos podem e devem intervir positivamente neste cenário, envolvendo outras pessoas e garantindo que os materiais recebam a destinação correta. “Naturalmente as crianças são agentes da natureza, então, trabalhar com elas na questão do lixo e do consumo consciente é sempre empolgante para todas as partes: para elas, que vivenciam a descoberta sobre os materiais, resíduos e comportamentos e para os colaboradores, que conseguem aprender pela visão dos Agentes Lixo Zero, como é importante participar deste movimento consciente. ”, destaca.
Essa ação faz parte do nosso Programa Lixo 0, alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (ODS), que promove o descarte correto dos resíduos orgânicos e recicláveis, além de propor a redução do uso de plásticos em nossa escola. A ideia não é somente diminuir a quantidade de lixo gerado, mas também conscientizar sobre a importância de práticas de consumo responsável, conhecendo o processo de reciclagem e as características da Economia Circular.
Acreditamos que o trabalho contínuo transforma os estudantes em protagonistas da sustentabilidade e inspira outros colegas e colaboradores a se tornarem agentes de mudança!








Deixe um comentário