
Alunos projetam Rosa dos Ventos para compor as unidades Ser! Campolim e Ser! Boa Vista
O projeto “Rosa dos Ventos”, desenvolvido pelos alunos da 1ª série do Ensino Médio dentro do Itinerário Formativo – Sistema Mundo, nasceu com o propósito de integrar teoria e prática, transformando conceitos de cartografia e orientação espacial em uma vivência concreta. A iniciativa, realizada nas unidades Ser! Campolim e Ser! Boa Vista (unidades que possuem o Ensino Médio), simboliza a conexão entre o conhecimento, o espaço físico escolar e o mundo real.
Do conceito à prática: a ideação do projeto
A proposta surgiu a partir de um desafio: como transformar o conteúdo teórico em uma experiência tangível, criativa e colaborativa? Sob orientação da professora Naia Padovanni, os estudantes foram convidados a investigar os fundamentos da cartografia e da orientação, compreendendo a importância da Rosa dos Ventos como instrumento de localização e leitura do espaço geográfico. A partir desse estudo, cada grupo desenhou seu próprio protótipo, posicionando pontos históricos e geográficos de Sorocaba e do Brasil em relação ao Colégio, que serviu como marco zero da atividade.

Entre os locais escolhidos pelos alunos estão o Jardim Botânico de Sorocaba, o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF) e a Usina de Itaipu (PR), referências que conectam território, memória e identidade nacional, além das unidades do Colégio. Essa etapa reforçou não apenas orientações cardeais, mas também o olhar crítico sobre como os espaços se relacionam entre si e com a história.
Para Miguel Pereira de Miranda, aluno da 1ª série do Ensino Médio do Ser! Boa Vista, a atividade foi um momento importante: “Foi uma atividade bem original. Nós usamos a unidade em que estudamos como referência, e isso foi uma experiência única, porque exploramos mais os conceitos de geolocalização algo que com certeza, será útil no nosso futuro”.
A partir disso, chegou o momento de colocar a mão na massa: a materialização da Rosa dos Ventos no chão das unidades escolares. O envolvimento dos alunos foi primordial para a execução, desde a escolha dos pontos até a pintura final. A atividade se tornou um exercício de autoria, cooperação e pertencimento, permitindo aos estudantes visualizarem sua produção intelectual transformada em arte.
“Os Itinerários Formativos trabalham assuntos diferentes da grade comum, como algumas atualidades, questões geopolíticas e ambientais. Nesse semestre, trabalhamos com os alunos sobre orientação e contexto histórico para então, partimos para a etapa da concepção da Rosa dos Ventos”, relata a professora Naia Padovani.
Mais do que um exercício de pintura, o projeto representa a capacidade de transformar o conhecimento em experiência viva, consolidando o compromisso do Colégio Ser! com a formação integral dos alunos, cidadãos críticos, criativos e conscientes do espaço que ocupam no mundo.


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Agentes Lixo Zero: Colocando a mão na massa em prol do futuro circular - InfluenSer!says:
13/11/2025 at 10:07[…] Intervenção artística geopolítica: aprendizado que ultrapassa a sala de aula […]